Associação Portuguesa de Fibromialgia
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book

Artigos informativos

9 Razões Surpreendentes Para Dormir Mais

19/9/2013

1 Comentário

 
Imagem

​Que diferença poderia fazer uma hora extra de sono na sua vida? Talvez muita, dizem os especialistas. Estudos mostram que a diferença entre dormir o suficiente e dormir pouco pode afetar a sua saúde, o seu humor, o seu peso, e até mesmo a sua vida sexual.

Se você está a ter menos do que as sete ou oito horas de sono recomendadas por noite, aqui estão nove razões para você desligar o computador, apagar as luzes e hoje ir para a cama, uma hora mais cedo.
1. Uma saúde melhor. Ter uma boa noite de sono não lhe irá garantir imunidade contra doenças. Mas estudo após estudo foi encontrada uma ligação entre sono insuficiente e alguns problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, diabetes e obesidade.
Na maioria dos casos, os riscos de saúde pela perda de sono só se torna grave após anos. No entanto isso pode não ser sempre verdade. Um estudo simulou os efeitos das perturbações do sono de trabalhadores por turnos em 10 jovens adultos e saudáveis. Depois de apenas quatro dias, três deles tinham no sangue níveis de glicose que os classificava como pré-diabéticos.

2. Uma vida sexual melhor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono, cerca de 26% das pessoas dizem que a sua vida sexual tende a sofrer, porque elas estão muito cansadas. Há evidências de que nos homens, o sono prejudicado pode ser associado com níveis baixos de testosterona - embora a exata natureza da ligação não seja clara.
É claro que não dormir o suficiente pode afetar a sua vida amorosa também de forma menos direta. "Se você é um homem de 28 anos de idade, que está tão exausto que durante um encontro no cinema adormece, isso não é bom", diz Ronald Kramer, MD, porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono e um especialista em o sono no Colorado Sleep Disorders Center em Englewood, Colo.

3. Menos dor. Se você tiver dor crónica - ou dor aguda devido a uma lesão recente - dormir o suficiente pode realmente fazer com que você sofra menos. Muitos estudos têm mostrado uma ligação entre a falta de sono e do baixo limiar de dor. Infelizmente estar com dores pode tornar difícil dormir.
Pesquisadores descobriram que dormir bem pode complementar a medicação para a dor. Se a dor mantem-no acordado durante a noite, também há medicamentos disponíveis que combinam um analgésico com um soporífero.

4. Menor risco de lesão. Dormir o suficiente pode realmente mantê-lo mais seguro. A privação de sono tem sido associada a muitos desastres notórios, como a destruição do vaivém espacial Challenger e o encalhamento do Exxon Valdez. O Instituto de Medicina estima que um em cada cinco acidentes de automóvel nos EUA resulta de condução sonolenta - que é cerca de 1 milhão de acidentes por ano.
É claro que é mais provável qualquer tipo de acidente quando você está esgotado, diz Jodi A. Mindell, PhD, professora de psicologia na Universidade de St. Joseph, na Filadélfia, e autora de Sleep Deprived No More."Quando está cansado, você está mais propenso a tropeçar, ou cair de uma escada, ou a cortar-se enquanto pica legumes ", diz ela. "Acidentes domésticos como estes podem ter consequências graves."

5. Melhor humor. Dormir o suficiente não vai garantir uma disposição ensolarada. Mas você já deve ter notado que quando está exausto, tem mais hipóteses de ser resmungão. Isso não é tudo. "Não dormir o suficiente afeta a sua regulação emocional", dizMindell. "Quando você está cansado, está mais propenso a discutir com o seu chefe, explodir em lágrimas, ou começar a rir descontroladamente."

6. Melhor controlo do peso. Dormir o suficiente pode ajuda-lo a manter o seu peso - e, inversamente, a perda de sono aumenta o risco de ganhar de peso. Porquê? Parte do problema é comportamental. Se você está cansado, pode estar menos propenso a ter a energia para ir para fazer exercício ou cozinhar um jantar saudável depois do trabalho.
A outra parte é fisiológica. A hormona leptina desempenha um papel fundamental em faze-lo sentir-se cheio. Quando você não dorme o suficiente, os níveis de leptina descem. Resultado: as pessoas que estão cansadas têm simplesmente mais fome - e elas parecem ter mais desejos de alimentos com alto teor de gordura e alto teor calórico especificamente.

7. Raciocínio mais claro. Você já acordou depois de uma noite mal dormida, sentindo-se confuso e facilmente baralhado, como se o seu cérebro não conseguisse sair da primeira velocidade?
"A perda de sono afeta o modo como você pensa", diz Mindell ao WebMD. "Ela prejudica sua cognição, a sua atenção, e a sua tomada de decisão." Estudos descobriram que as pessoas que são privadas de sono são substancialmente piores a resolver problemas de lógica ou matemática do que quando estão bem descansadas. "Elas também são mais propensas a cometer erros estranhos, como deixar as chaves no frigorífico por acidente", diz ela ao WebMD.

8. Melhor memória. Sente-se esquecido? A perda de sono pode ser a culpada. Estudos têm mostrado que, enquanto dormimos, o nosso cérebro processa e consolida as nossas memórias do dia. Se você não dorme o suficiente, parece que essas lembranças não ficam armazenadas corretamente - e podem-se perder.
Além do mais, algumas pesquisas sugerem que o sono diminui as possibilidades de desenvolver memórias falsas. Em várias experiências, as pessoas foram convidadas a ler de uma série de palavras. Mais tarde, elas foram testadas para ver quais elas se lembravam. As pessoas que não dormiam nesse intervalo eram muito mais prováveis em se "lembrar" de uma palavra que não tinham visto antes.

9. Maior imunidade. Dormir o suficiente pode prevenir uma constipação comum? Um estudo preliminar colocou a ideia em teste. Os pesquisadores acompanharam mais de 150 pessoas e monitorizaram os seus hábitos de sono durante duas semanas. Em seguida, eles foram expostos a um vírus da gripe.
As pessoas que tiveram sete horas de sono, ou menos, por noite, tinham quase três vezes mais probabilidades de ficarem doentes como as pessoas que tiveram pelo menos oito horas de sono por noite. Mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação real, este estudo foi pequeno e outros fatores podem ter influenciado os resultados. Ainda assim, você não erra se, quando possível, tiver oito horas de sono.

Fonte: http://www.webmd.com/sleep-disorders/sleep-health-10/sleep-benefits?page=1
Tradução: Fátima Figueiredo – Jovens portadores de Fibromialgia Portugal
1 Comentário
Andreia Carvalho
17/12/2015 10:54:12 pm

Uma boa noite de sono é tudo.

ATENÇÃO: Este comentário foi publicado no artigo original do nosso antigo blog dos artigos. Como o blog já não existe fizemos questão de copiar todos os comentários dos respectivos artigos, para não se perderem.

Responder



Enviar uma resposta.

    Newsletter
    Subscreva a nossa newsletter trimestral para receber no seu e-mail todas as novidades.
    Imagem
    5º Lugar no Top de Blogs de Medicina! E-konimista.pt - Setembro de 2016

    Categorias

    Todos
    Aceitar
    Alimentação
    Alodinia
    Analise De Sangue
    Anemia
    Ansiedade
    Artrite
    Ataques De Panico
    Audição
    Auto Imune
    Botox
    Bruxismo
    Cartas
    Consumo De Alcool
    Cuidadores
    Depressao
    Dia A Dia
    Diagnostico
    Dicas
    Disturbios Na Fala
    Dores No Peito
    Dor Lombar
    Dor Mamaria
    Dormencia
    Dor Pélvica
    Efeitos Secundarios
    Encefalite
    Entrevistas
    Envelhecimento
    Equilibrio
    Espasmos
    Estudos
    EULAR
    Eventos
    Exercício Físico
    Factos
    Fadiga Cronica
    Familia
    Febre
    Fibro Fog
    Genetica
    Gluten
    Gravidez
    Hipersensibilidade
    Hipoglicemia
    História Da Fibromialgia
    Homens
    Humor Alterado
    Inchaço
    Inchaço
    Inflamação
    Intestino Irritável
    Intolerancia Alimentar
    Jovens E Crianças
    Lupus
    Mandibula
    Medicaçao
    Memoria
    Menopausa
    Menstruaçao
    Mitos
    Natal
    Neuropatia
    Pais E Filhos
    Patologias Semelhantes
    Pele
    Pés
    Peso
    Pontos Dolorosos
    Psicologico?
    Q&A
    Refluxo Gastrico
    Rigidez Matinal
    Riscos
    Serotonina
    Sexualidade
    Sintomas
    Sistema Imunitário
    Sistema Nervoso Central
    Sistema Reprodutor Feminino
    Sjögren
    Sono
    Stress
    Substancia P
    Suicidio
    Tabagismo
    Temperatura
    Teoria Da Colher
    Terapia Assistida Por Animais
    Terapia Psicológica
    Terapias Alternativas
    Tipos De Dor
    Tiróide
    Transpiraçao
    Tratamentos
    Viagens
    Visão
    Vitamina B1
    Vitamina B12
    Vitamina B6
    Vitamina D

    Informação:

    - Os artigos que colocamos no site são traduções feitas por nós de sites estrangeiros.

    - Se nos enviam algum artigo que gostariam de ver aqui publicado, nós primeiro vamos procurar a fonte original do mesmo, para tentarmos passar a informação mais correcta. Por isso pode demorar um pouco até à publicação do artigo.

    - O link do site original do artigo está no fundo do mesmo.

    - As informações contidas nos artigos são fornecidas apenas para fins informativos e jamais pretendemos ser um substituto do profissional médico ou recomendações profissionais, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico, ou outro profissional de saúde qualificado. 

    ​- Agradecemos a compreensão pois também somos portadoras de Fibromialgia, temos a nossa vida pessoal, mas estamos dedicadas a esta causa e tentamos fazer sempre o melhor que conseguimos para deixar a página/blog actualizados.

    Follow this blog


    Feed RSS

    Arquivos

    Janeiro 2021
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Junho 2019
    Março 2019
    Setembro 2018
    Abril 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book