Associação Portuguesa de Fibromialgia
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book

Artigos informativos

Uma fonte biológica racional de dor na pele em pacientes com Fibromialgia - Estudo

8/7/2013

3 Comentários

 
Fibromialgia é um termo geral para uma condição dolorosa que afeta cerca de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
Por não ter sintomas e tratamentos consistentes, alguns médicos acreditam que um número desconhecido de casos é psicossomático, mas um novo estudo em PAIN Medicine conclui que a fibromialgia pode ter uma base biológica racional, localizada na pele. ​
Estudo de 2013

​A fibromialgia é caracterizada por dor generalizada dos tecidos profundos, sensibilidade nas mãos e pés, fadiga, distúrbios do sono, e declínio cognitivo. No entanto, testes de rotina têm sido incapazes de detetar uma base biológica para a fibromialgia, por isso o diagnóstico padrão é baseado em subjetivas classificações de dor do paciente, aumentando ainda mais questões sobre a verdadeira natureza da doença. 

Em muitos casos, a doença é considerada psicossomática ("na cabeça") e às vezes até é mesmo atribuída á imaginação dos pacientes. Terapêuticas atualmente aprovadas que fornecem pelo menos um alívio parcial para alguns pacientes com fibromialgia atuam exclusivamente no cérebro, onde as técnicas de imagem têm detetado hiperatividade de origem desconhecida referida como "sensibilização central". Uma causa subjacente não foi determinada, deixando muitos médicos ainda na dúvida sobre as verdadeiras origens ou mesmo a existência da doença.
Pesquisadores do Integrated Tissue Dynamics LLC (Intidyn), como parte de um estudo sobre fibromialgia, situado no Albany Medical College, dizem terem encontrado uma justificativa biológica – uma patologia neurovascular periférica consistentemente presente na pele de pacientes com fibromialgia do sexo feminino que pode ser a fonte impulsora dos sintomas relatados. 
"Em vez de estar no cérebro, a patologia consiste em excessivas fibras nervosas sensoriais em torno das estruturas de vasos sanguíneos especializados, localizados nas palmas das mãos", disse o Dr. Frank L. Rice, presidente da Intidyn e o pesquisador sénior do estudo. "Esta descoberta fornece provas concretas de uma patologia específica na fibromialgia que podem agora ser usadas para o diagnóstico da doença, e como um novo ponto de partida para o desenvolvimento de terapias mais eficazes."

Terminações nervosas vêm em muitas formas

Há três anos atrás, os cientistas escreveram em PAIN sobre uma função do sistema nervoso desconhecida entre os vasos sanguíneos na pele. Como Rice, explica: "analisamos a pele de um paciente, particularmente interessante, a quem faltava inúmeras variedades de terminações nervosas sensoriais na pele supostamente responsáveis pelo nosso senso altamente sensível e ricamente diferenciado do toque. Curiosamente, no entanto, este paciente funcionava surpreendentemente normal nas tarefas do dia-a-dia. Mas, as únicas terminações sensoriais nós detetados na sua pele foram aquelas em torno dos vasos sanguíneos. 
"Previamente pensávamos que essas terminações nervosas só eram envolvidas na regulação do fluxo de sangue num nível subconsciente, porém aqui tivemos evidências de que as terminações dos vasos sanguíneos também podem contribuir para o nosso sentido consciente do toque... e também a dor. "
Imagem
Esquema ilustrativo da organização dos vasos sanguíneos e a regulação do fluxo sanguíneo (setas) na palma das mãos. Os desvios das arteríolas-vénula são pequenas válvulas musculares que conectam diretamente uma arteríola e uma vénula para contornar os capilares. As setas indicam a direção do fluxo sanguíneo. Como mostrado à esquerda, de forma a irradiar calor da nossa pele quando estamos quentes, a ativação das fibras nervosas simpáticas fecham os desvios para que o sangue oxigenado (setas vermelhas) nas arteríolas seja forçado para os capilares e o sangue não oxigenado (setas azuis) retorna para as vénulas. Como mostrado para a direita, a fim de conservar o calor quando estamos com frio, a ativação das fibras nervosas sensoriais dilata os desvios e o sangue ultrapassa os capilares. Em pacientes com fibromialgia foram encontradas uma quantidade excessiva de fibras sensoriais em torno dos desvios. Crédito: Frank L. Rice, PhD, Integrated Tissue Dynamics LLC

Em colaboração com o Albany Medical Center o neurologista Dr. Charles E. Argoff, o principal pesquisador do estudo, e colaboradores Dr. James Wyme, também no Albany Medical College, e Dr. James Storey deUpstate Clinical Research Associates, em 
Albany, NY, as propostas clínica de pesquisa foram financiadas pela Forest Laboratories e Eli Lilly. Ambas as empresas farmacêuticas desenvolveram medicamentos aprovados pela FDA com funções semelhantes (inibidores seletivos da recaptação de Serotonina /Norepinefrina, IRSN) que fornecem pelo menos algum grau de alívio para muitos pacientes com fibromialgia. 
 "Sabendo como essas drogas deveriam trabalhar em moléculas no cérebro", Albrecht acrescentou, "nós tivemos evidências de que moléculas semelhantes foram envolvidas na função de terminações nervosas nos vasos sanguíneos. Portanto, nós pensamos que provavelmente a fibromialgia pode envolver uma patologia nesse local ". Como os resultados demonstram, eles estavam corretos. 
Para analisar as terminações nervosas, eles estudam pequenas biópsias de pele (menos de metade do tamanho de uma borracha de um lápis) recolhidos das palmas dos pacientes com fibromialgia que foram diagnosticados e tratados pelos autores do artigo. 
 O estudo foi limitado para mulheres, que têm mais de duas vezes a ocorrência de fibromialgia do que os homens. O que a equipa descobriu foi um aumento das fibras nervosas sensoriais em locais específicos dentro dos vasos sanguíneos da pele. Estes locais críticos são pequenas válvulas musculares, chamados desvios arteríolas-vénula (AV), que formam uma conexão direta entre arteríolas e vénulas (ver esquema).
Rice descreve a sua função: "Fomos todos ensinados que o fluxo de sangue oxigenado das arteríolas para os capilares, que em seguida transportam o sangue não oxigenado para as vénulas. Os desvios AV na mão são únicos nisso, que criam um bypass do capilar para o principal objetivo de regular a temperatura do corpo. " 

Um termóstato para a pele

Nos humanos, estes tipos de desvios são exclusivos para as palmas das nossas mãos e nas solas dos nossos pés que funcionam como o radiador de um carro. Sob condições quentes, os desvios fecham para forçar o sangue nos capilares na superfície da pele, de forma a irradiar calor do corpo, e as nossas mãos ficam suadas. Em condições de frio, os desvios abrem permitindo ao sangue contornar os capilares, a fim de conservar o calor, e as nossas mãos ficam frias e colocamos luvas.
De acordo com o co-autor Dr. Philip J. Albrecht, "o excesso de inervação sensorial pode explicar porque os pacientes com fibromialgia tipicamente têm mãos especialmente sensíveis e dolorosas. Mas, além disso, uma vez que as fibras sensoriais são responsáveis pela abertura dos desvios, eles tornar-se-iam particularmente ativos em condições frias, que são geralmente muito incómodas para os pacientes com fibromialgia ". 

Um papel na regulação do fluxo sanguíneo por todo o corpo .

Embora na sua maioria sejam limitadas para as mãos e pés, os desvios provavelmente têm outra função importante, o que poderia explicar a dor profunda generalizada, o incómodo e fadiga que ocorre em pacientes com fibromialgia.  "Além do envolvimento na regulação da temperatura, uma enorme proporção de nosso fluxo de sangue vai normalmente para os nossos pés e mãos. Muito mais do que o necessário para o seu metabolismo ", observou o Dr. Rice. "Como tal, as mãos e os pés atuam como um reservatório a partir do qual o fluxo sanguíneo pode ser desviado para outros tecidos do corpo, tais como os músculos, quando começamos o exercício físico. Portanto, a patologia descoberta entre estes desvios nas mãos pode estar a interferir com o fluxo de sangue para os músculos de todo o corpo. Este fluxo de sangue mal administrado pode ser a fonte de dor muscular e incómodos, e a sensação de fadiga, que são pensados serem devido a uma acumulação de ácido láctico e a baixos níveis de inflamação em pacientes com fibromialgia. Isto, por sua vez, pode contribuir para a hiperatividade no cérebro. "
Imagem
Estas são imagens digitais do que desvios da arteríola-vénula se assemelham em uma pequena biópsia de pele humana palmar vistas ao microscópio. Todas as fibras nervosas que rodeiam os desvios são brancas. O desvio de uma mulher sem fibromialgia é mostrada à esquerda e o desvio de uma mulher com fibromialgia é mostrado à direita. A mulher com fibromialgia tem uma quantidade excessiva de fibras nervosas ao redor do desvio. Crédito: Frank L. Rice, PhDIntegrated Tissue Dynamics LLC

Dr. Albrecht também ressalva que alterações no fluxo normal do sangue pode ser a base de outros sintomas da fibromialgia, como o sono não-repousante ou disfunções cognitivas. "Os dados parecem encaixar-se com outras evidências publicadas demonstrando alterações do fluxo sanguíneo para os centros superiores do cérebro e do córtex cerebral em pacientes com fibromialgia", afirmou. Presidente Sénior da Pesquisa de Alan Edwards Center para Pain Research na McGill University, Dr. Gary Bennett, comentou depois de ver os resultados que "É emocionante que alguma coisa foi finalmente encontrada. Desejamos que esta nova descoberta leve a novos tratamentos para pacientes com fibromialgia, que agora recebem pouco ou nenhum alívio de qualquer medicamento."
Esta descoberta de uma patologia num tecido distinto demonstra que a fibromialgia não é "tudo da sua cabeça", o que deve proporcionar um enorme alívio para pacientes com fibromialgia, ao alterar o parecer clínico da doença e orientar futuras abordagens para tratamentos bem-sucedidos.
Imagem
Estas são imagens digitais que mostram a que se assemelham os desvios das arteríolas-vénula em uma pequena biópsia de pele palmar vistos ao microscópio. O processamento da biópsia fez com que as fibras nervosas sensoriais aparecessem a amarelo e as fibras nervosas simpáticas aparecessem a verde. O desvio de uma mulher sem fibromialgia é mostrada à esquerda e o desvio de uma mulher com fibromialgia é mostrado à direita. A mulher com fibromialgia tem uma quantidade excessiva de fibras nervosas ao redor do desvio. O aumento ocorre principalmente entre as fibras nervosas sensoriais. Crédito: Frank L. Rice, PhD, Integrated Tissue Dynamics, LLC


Tradução: Fátima Figueiredo
Fonte:
http://www.science20.com/news_articles/fibromyalgia_not_all_head_its_skin_paper_concludes-114985
3 Comentários
Sara Meskita
14/12/2015 03:17:46 pm

a minha pele ficou muito sensivel,com uns tempos,nao posso me machucar nem ganhar biliccão,dói de mais,ate a água do banho dói,e terrivel esta doença.

ATENÇÃO: Este comentário foi publicado no artigo original do nosso antigo blog dos artigos. Como o blog já não existe fizemos questão de copiar todos os comentários dos respectivos artigos, para não se perderem.

Responder
Carla Jacuá link
30/6/2016 08:41:32 pm

Sofro há mais de 20 anos com fibromialgia, fico muito grata aos cientistas pesquisadores dessa doença terrível, que me possibilita a esperença de uma vida normal, onde possa ter um sono de qualidade e poder produzir normalmente, pois as vezes me sinto inválida devido as dores e noites mal dormidas. Que Deus continue abençoando a vida desses cientistas e os privilegiando os a cada dia com mais sabedoria afim de ajudar o próximo.

Responder
Vera Lúcia Brandão
5/3/2020 10:46:59 pm

Olá graças a Deus descobriu fibromialgia ....que tem problemas na palma das mãos que o fluxo de sangue na passa ....mas e agora o que fazer pra fazer isso reverter nas palmas das mãos???? To ansiosa pra não sentir mais dor muscular e nos nervos...aguardo uma solução....uma resposta por favor....

Responder



Enviar uma resposta.

    Newsletter
    Subscreva a nossa newsletter trimestral para receber no seu e-mail todas as novidades.
    Imagem
    5º Lugar no Top de Blogs de Medicina! E-konimista.pt - Setembro de 2016

    Categorias

    Todos
    Aceitar
    Alimentação
    Alodinia
    Analise De Sangue
    Anemia
    Ansiedade
    Artrite
    Ataques De Panico
    Audição
    Auto Imune
    Botox
    Bruxismo
    Cartas
    Consumo De Alcool
    Cuidadores
    Depressao
    Dia A Dia
    Diagnostico
    Dicas
    Disturbios Na Fala
    Dores No Peito
    Dor Lombar
    Dor Mamaria
    Dormencia
    Dor Pélvica
    Efeitos Secundarios
    Encefalite
    Entrevistas
    Envelhecimento
    Equilibrio
    Espasmos
    Estudos
    EULAR
    Eventos
    Exercício Físico
    Factos
    Fadiga Cronica
    Familia
    Febre
    Fibro Fog
    Genetica
    Gluten
    Gravidez
    Hipersensibilidade
    Hipoglicemia
    História Da Fibromialgia
    Homens
    Humor Alterado
    Inchaço
    Inchaço
    Inflamação
    Intestino Irritável
    Intolerancia Alimentar
    Jovens E Crianças
    Lupus
    Mandibula
    Medicaçao
    Memoria
    Menopausa
    Menstruaçao
    Mitos
    Natal
    Neuropatia
    Pais E Filhos
    Patologias Semelhantes
    Pele
    Pés
    Peso
    Pontos Dolorosos
    Psicologico?
    Q&A
    Refluxo Gastrico
    Rigidez Matinal
    Riscos
    Serotonina
    Sexualidade
    Sintomas
    Sistema Imunitário
    Sistema Nervoso Central
    Sistema Reprodutor Feminino
    Sjögren
    Sono
    Stress
    Substancia P
    Suicidio
    Tabagismo
    Temperatura
    Teoria Da Colher
    Terapia Assistida Por Animais
    Terapia Psicológica
    Terapias Alternativas
    Tipos De Dor
    Tiróide
    Transpiraçao
    Tratamentos
    Viagens
    Visão
    Vitamina B1
    Vitamina B12
    Vitamina B6
    Vitamina D

    Informação:

    - Os artigos que colocamos no site são traduções feitas por nós de sites estrangeiros.

    - Se nos enviam algum artigo que gostariam de ver aqui publicado, nós primeiro vamos procurar a fonte original do mesmo, para tentarmos passar a informação mais correcta. Por isso pode demorar um pouco até à publicação do artigo.

    - O link do site original do artigo está no fundo do mesmo.

    - As informações contidas nos artigos são fornecidas apenas para fins informativos e jamais pretendemos ser um substituto do profissional médico ou recomendações profissionais, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico, ou outro profissional de saúde qualificado. 

    ​- Agradecemos a compreensão pois também somos portadoras de Fibromialgia, temos a nossa vida pessoal, mas estamos dedicadas a esta causa e tentamos fazer sempre o melhor que conseguimos para deixar a página/blog actualizados.

    Follow this blog


    Feed RSS

    Arquivos

    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Junho 2019
    Março 2019
    Setembro 2018
    Abril 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book