Associação Portuguesa de Fibromialgia
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book

Artigos informativos

Gerir a Fibromialgia quando está calor e humidade

22/8/2015

8 Comentários

 
Por: Dennis Thompson Jr. | Revisão médica por: Lindsey Marcellin, MD, MPH

Para muitas pessoas com Fibromialgia, o calor só piora os seus sintomas. Felizmente, há algumas estratégias simples para mantê-lo fresco.

O verão está em pleno andamento, e as temperaturas a subir.
Mas, enquanto muitas pessoas anseiam as temperaturas mais quentes, as pessoas com Fibromialgia podem ter de enfrentar a mudança das estações com uma sensação de pavor.
Alguns pacientes com Fibromialgia sabem que podem esperar uma crise quando está calor e alta humidade; outros ficam com crise durante os meses de clima frio. Um estudo Português descobriu que 70 por cento dos pacientes com diversas doenças reumáticas, incluindo Fibromialgia, sente que as mudanças climáticas tiveram influência sobre sua dor.

"Muitos estudos têm demonstrado que os pacientes têm sensibilidade à dor com ambos os extremos de temperatura", diz Lynne Matallana, fundador e presidente da National Fibromyalgia Association.
"Sei que há pessoas, que juntamente com as suas famílias se mudaram, porque elas sentiram que numa outra parte do país seria mais confortável para elas. Pode ser assim tão intenso."

Porque a temperatura afeta a Fibromialgia

A investigação descobriu que as pessoas com Fibromialgia expostas a temperaturas quentes sentem aumentos em:
  • Dor muscular
  • Dores de cabeça 
  • Fadiga
  • Ansiedade
  • Depressão


Outros pacientes com Fibromialgia relataram sentir estes sintomas em tempo frio. "Qualquer tipo de mudança extrema no tempo pode fazer a diferença", diz Matallana. "Os nossos corpos não parecem ser capazes de se adaptar bem como os de pessoas saudáveis."

Curiosamente, as pessoas com Fibromialgia que relatam sensibilidade em um extremo de temperatura muitas vezes não têm nenhum problema com o outro extremo. "A maioria dos pacientes acham que se sentem melhor num dos extremos do que no outro", diz Matallana. (…)

Os peritos médicos não tem exactamente certeza porque é que o calor tem um efeito tão negativo sobre alguns pacientes com Fibromialgia.
Estudos, entretanto, têm fornecido algumas pistas:

Problemas com a regulação de temperatura: A investigação descobriu que as pessoas com Fibromialgia têm dificuldade em habituar-se às mudanças de temperatura. O calor pode incomodar as pessoas com Fibromialgia porque não transpiraram tão facilmente
como os outros. "Porque há fluxo de sangue limitado na pele, há menos capacidade de suar", diz Matallana. Como o calor do corpo sobe, os pacientes com Fibromialgia sofrem com febres e dores musculares, e também são mais propensos a ter erupções cutâneas por causa do calor e ataque cardíaco.

A desidratação: Pacientes com Fibromialgia ficam desidratados facilmente, o que pode levar a dores de cabeça, dor e fadiga.

Insónias: A falta de sono muitas vezes pode fazer com que os sintomas da Fibromialgia
piorem, e noites quentes e húmidas dificultam o sono. "As pessoas muitas vezes acabam por tentar utilizar ar condicionado ou ventiladores, e isso também pode perturbar o sono", disse Matallana.

A alta humidade parece agravar estes sintomas, possivelmente porque ela faz com que se sinta o calor ainda mais opressivo. Pacientes com uma sensibilidade ao frio também relatam sentir-se pior em condições húmidas.

Estratégias para enfrentar o tempo quente

Quando o clima fica quente, os pacientes com Fibromialgia com sensibilidade ao calor precisam prestar muita atenção a seus corpos. Para se proteger, você deve:

Mantenha-se hidratado: 
Certifique-se de beber muita água, e não espere até que fique sedento antes de beber. A desidratação pode preceder sede real. Leve uma garrafa de
água consigo para todo o lado e beba muitas vezes. Evite consumir álcool, pois pode causar a perda de fluidos corporais. Não beba líquidos que são excessivamente frio, pois podem causar cólicas.

Mantenha-se fresco:
Use ar condicionado para manter a casa fresca. Se você não tem ar condicionado, vá para outros locais frescos. Tome banhos frios ou vá dar um mergulho. Usando uma bolsa com gelo pode ajudá-lo a refrescar-se e a aliviar a dor muscular. Panos húmidos frescos no seu pescoço ou cubos de gelo nos seus pulsos podem também atenuar os efeitos do calor.

Fique confortável:
Usar roupa leve, confortável, folgada que respira. Escolha cores brilhantes ou brancos; cores escuras absorvem o calor.

Flutuações de temperatura podem fazer com que a Fibromialgia piore. Mas uma vez que você sabe que extremo o incómoda mais, pode planear com antecedência e passar o tempo dentro de casa, onde você pode controlar melhor as condições.


Artigo traduzido por Joana Vicente
Fonte: http://www.everydayhealth.com/fibromyalgia/managing-fibromyalgia-in-heat-and-humidity.asp
Imagem
Fotografia de Fátima F.
Para concluir este artigo, deixo aqui algumas dicas de algumas portadoras de Fibromialgia.

Isto resultou de uma actividade que fizemos no nosso grupo.

“Dicas para lidar com a Fibromialgia no verão”.

Obrigada a todas as participantes!

Eva Macedo “Eu no verão tenho sempre na carteira um frasco pequenino com água para pulverizar a cara. A frescura que sinto ajuda a respirar melhor e alivia um pouco o cansaço provocado pelo calor.”

Susana Nunes “Água Termal da Avene também ajuda”

Lili Lopes Hermenegildo “Bem eu diria evitar estar ao sol, não sair nas horas de mais calor beber muita água mesmo e molhar muita vez a cara, braços, e usar roupa fresca e larga pra não nos sentirmos tão apertados… Mas o meu trabalho envolve não poder fazer isto tudo, por isso bebo mesmo muita água, molho bastantes vezes a cara uso sempre boné... E tento comer mais frutas, coisas frescas para ajudar também a vida, e tomo multi vitaminas para ajudar na fadiga e pernas pesadas..."

Maria Manuela Lema Leite “Esta é a minha dica para hoje.
Beber muita água. Comer fruta evitar ambientes muito quentes, quem o poder fazer.”

Sofia Tavares “Bem que eu gostava de dar conselhos porque este ano está insuportável!!! Trabalho em casa, que até nem é muito quente, baixo as persianas dos compartimentos onde dá sol, sempre bebi muita água, como muita fruta (principalmente melancia), mas acabo de fazer qualquer coisa e estou logo transpirada, mesmo quando acabo de tomar banho... E parece que daqui a uns dias vêm temperaturas de 40ºC... Sempre que posso deito-me a elevar as pernas por causa das varizes e fadiga, mas só o facto de pegar no bebé me faz
transpirar...”

Mena Lourenço “Vejo aqui boas dicas e utilizo quase todas... mas não passo sem usar um bom leque, aliás tenho vários, espalhados em tudo o que é sítio, mala, quarto, carro, no emprego...e também uma boa ventoinha a girar virada para o tecto para não me fazer mal e refrescar o sítio onde estou!”

Maria Elisabete Pereira Vida “Além de beber muita água, chego protector, procuro sombras e evito sair de casas nas horas piores.”

Maria Manuela Lema Leite “Mena boa ideia essa do leque.
Eu por acaso quando posso faço com folhas de papel... Mas há outra dica.
Apanhar um pouco de chuva como a de hoje. Pouquinha mesmo, só pingas, mas soube
bem.”

Natália Luis “Eu como sou muito intolerante ao frio, confesso que me dou bem com este calor (moro no Algarve), ainda não fui nem à praia, nem à piscina pois o meu corpo ainda rejeita a ideia da água fresca, quando ao cansaço é o mesmo que tenho no inverno, a diferença é que com o calor melhoro um pouco das dores, mesmo no verão muitas vezes meto-me na banheira com água quente. Se eu morasse noutra zona mais fria acho que já tinha morrido de hipotermia! Assim sendo não tenho dicas a dar para suportar o calor.”

Dulce Manha “Protector solar factor 50+, beber muitos líquidos e sair de casa só de manhãzinha ou ao fim da tarde, inicio da noite. Praia, que eu adoro, só mesmo uma vez por outra e nos horários que já referi!”

Conceição Cardoso “Eu sigo as dicas já indicadas... Água imensa, no ano todo, mas suporto tão mal o frio como calor intenso. As dores e o cansaço são insuportáveis da mesma forma. Só primavera e Outono (sem chuva) ando melhor.”

Bertolina Gonçalves “Não me dou muito bem com o calor, só primavera ou outono, mas parece que já não temos esse tempo, por isso tento sair de manhã fim da tarde, ou aproveitar para andar um pouco, mas por aqui a dias que a tarde esta muito vento, fica desagradável, tentar manter a casa fresca, beber muitos líquidos, saladas usar protector solar factor 50 e não esquecer chapéu e óculos escuros”

Ana Paula Neto “Eu também não me dou bem com os extremos!
Detesto o frio e o calor abrasivo! Nesta época quente tento usar roupas leves e largas! Óculos de sol! Chapéu/boné! Evito expor-me ao sol nas horas de maior intensidade (praia normalmente sempre depois das 16h e até o mais tarde possível pois adoro o pôr do sol!) ando quase sempre com uma garrafa de água!
Em casa tenho o ar condicionado para manter uma temperatura agradável! Na praia
utilizo sempre factor de proteção 50! e procuro estar com a cabeça à sombra!
mas confesso que não sou muito apaixonada pela exposição ao sol!”     

Marta Marta “Ando sempre com água termal.”


Joana Vicente “Eu evito sair de casa nas horas de mais calor. Utilizo protector solar, ando sempre com óculos de sol. Na praia tenho sempre um chapéu-de-chuva grande que é para eu colar a cabeça à sombra e levo água. Ando também com roupa leve também.”
8 Comentários
Priscila Gomes
19/12/2015 06:45:56 pm


Olá!! Que alegria encontrar esse blog! Encontrei já pessoas que escrevem, mas a maioria parou. É bom ter dicas, compartilhar informações e eu na verdade vim tentar entender se tudo que eu tô sentindo nesse calor é por conta da fibromialgia, e pelo jeito é.

Muito obrigada mesmo. Vou copiar parte desse post e colocar lá no meu blog, mas darei os créditos, ok?

ATENÇÃO: Este comentário foi publicado no artigo original do nosso antigo blog dos artigos. Como o blog já não existe fizemos questão de copiar todos os comentários dos respectivos artigos, para não se perderem.

Responder
Jovens portadores de Fibromialgia (Portugal)
19/12/2015 06:46:34 pm

Obrigada Priscila Gomes :) Pff diga-nos qual o seu blog para seguirmos :) 

ATENÇÃO: Este comentário foi publicado no artigo original do nosso antigo blog dos artigos. Como o blog já não existe fizemos questão de copiar todos os comentários dos respectivos artigos, para não se perderem.

Responder
Priscila Gomes
19/12/2015 06:47:03 pm

Jovens portadores de Fibromialgia Portugal Oi... meu blog é http://mundodepris.blogspot.com.br/

ATENÇÃO: Este comentário foi publicado no artigo original do nosso antigo blog dos artigos. Como o blog já não existe fizemos questão de copiar todos os comentários dos respectivos artigos, para não se perderem.

Jacinta silva
30/1/2019 09:51:44 am

Gostei muito de ler todos estes comentarios.jà ha muitos anos que vivo com este sofrimento mas sò agora foi detetado. Neste momento com um pouco de cortizona passo melhor mas è horrivel o cansaço e a sençassao de queimadura na mào direita

Ana Maria Lima Santana
10/1/2019 06:13:59 pm

Q bomsaber q não estou sozinha e ver q minhas dores e fadiga tem um motivo: fibromialgia e temperaturas altas com excesso de umidade!
Obrigada

Responder
Mara Gomes
19/12/2015 06:47:29 pm


Olá!Tenho fibromialgia há cerca de 4 anos,e tenho 35 anos! Sempre me dei melhor com os dias de calor, neste momento não é excepção, no entanto para mim, atravessar o inverno é sim muito angustiante, muitas dores, mau estar, fadiga, o corpo arrefece mesmo muito e tenho dificuldade em aquecer... Sempre que há alteração climatérica, como as mudanças de estação é muito difícil suportar as dores, sempre que as dores são mais intensas lá digo eu " vamos ter mudança de tempo!", 2/3 dias depois a minha previsão manifesta-se!Quando contei isto ao reumatologista que me acompanha, disse-me que isso não tinha nada a ver com a fibromialgia, fiquei confusa!Estou medicada, mas, por vezes não sinto que resultem muito bem, pois as dores não passam, sinto-as apenas "adormecidas", também tenho problemas em raciocinar, e quando realizo tarefas parece que ajo em câmara lenta!Tudo o que aqui está escrito neste artigo é tal qual a realidade!Muitos parabéns pelo blog e vou seguir as dicas que são muito importantes! Obrigada!

ATENÇÃO: Este comentário foi publicado no artigo original do nosso antigo blog dos artigos. Como o blog já não existe fizemos questão de copiar todos os comentários dos respectivos artigos, para não se perderem.

Responder
Maria José de Oliveira
22/7/2017 02:23:36 am

Tenho fibromialgia há.mais. 17 anos é muito sofrimento e tenho.muita dores, enxaqueca tomo remédio e não melhor

Responder
Klissya Araujo
22/7/2018 02:28:52 pm

Bom dia,eu tenho fibromialgia dês de criança ,mais só diagnosticada na fase adulta em 2010 quando em 2006 sofri muito com dores inchacos,mal humor,dores nas articulações, insônia,irritacak . Resolvi procurar uma reumatogista e foi quando me deu diagnostdia. Não faço uso de medicação,procurei optar por mudanças de habitis,uma nova alimentação e exercícios físicos que tem me ajudado a enfrentar todos os dias as dores. Sou anciosae muito elétrica ,então ,resorlvi fazer a fibro se adaptar a minha rotina e não eu a dela. Estou viva ,e procuro não ter nenhuma perturbação,para não piorar,sabemos que não é favil,mais viver e tao bom que não dar para ficar pensando só nessa doença. Sei que cada um reage de uma gorma,eu escolhi essa. Tenho 42 anos e moro em Manaus,minha fibro e do calor ,então já imaginam minha situação diaria,pois aqui não tem meio termo kkkkk ou e quente ou muito quente e abafado e para melhorar umido,então vou levando cada dia com sorrisos esse é meu jeito de encarar essa doença é o que vier a frente. Como sempre digo,o mundo desaba,mais jamais descer do salto e estar sempre linda e maravilhosa para encarar. Bjsssss

Responder



Enviar uma resposta.

    Newsletter
    Subscreva a nossa newsletter trimestral para receber no seu e-mail todas as novidades.
    Imagem
    5º Lugar no Top de Blogs de Medicina! E-konimista.pt - Setembro de 2016

    Categorias

    Todos
    Aceitar
    Alimentação
    Alodinia
    Analise De Sangue
    Anemia
    Ansiedade
    Artrite
    Ataques De Panico
    Audição
    Auto Imune
    Botox
    Bruxismo
    Cartas
    Consumo De Alcool
    Cuidadores
    Depressao
    Dia A Dia
    Diagnostico
    Dicas
    Disturbios Na Fala
    Dores No Peito
    Dor Lombar
    Dor Mamaria
    Dormencia
    Dor Pélvica
    Efeitos Secundarios
    Encefalite
    Entrevistas
    Envelhecimento
    Equilibrio
    Espasmos
    Estudos
    EULAR
    Eventos
    Exercício Físico
    Factos
    Fadiga Cronica
    Familia
    Febre
    Fibro Fog
    Genetica
    Gluten
    Gravidez
    Hipersensibilidade
    Hipoglicemia
    História Da Fibromialgia
    Homens
    Humor Alterado
    Inchaço
    Inchaço
    Inflamação
    Intestino Irritável
    Intolerancia Alimentar
    Jovens E Crianças
    Lupus
    Mandibula
    Medicaçao
    Memoria
    Menopausa
    Menstruaçao
    Mitos
    Natal
    Neuropatia
    Pais E Filhos
    Patologias Semelhantes
    Pele
    Pés
    Peso
    Pontos Dolorosos
    Psicologico?
    Q&A
    Refluxo Gastrico
    Rigidez Matinal
    Riscos
    Serotonina
    Sexualidade
    Sintomas
    Sistema Imunitário
    Sistema Nervoso Central
    Sistema Reprodutor Feminino
    Sjögren
    Sono
    Stress
    Substancia P
    Suicidio
    Tabagismo
    Temperatura
    Teoria Da Colher
    Terapia Assistida Por Animais
    Terapia Psicológica
    Terapias Alternativas
    Tipos De Dor
    Tiróide
    Transpiraçao
    Tratamentos
    Viagens
    Visão
    Vitamina B1
    Vitamina B12
    Vitamina B6
    Vitamina D

    Informação:

    - Os artigos que colocamos no site são traduções feitas por nós de sites estrangeiros.

    - Se nos enviam algum artigo que gostariam de ver aqui publicado, nós primeiro vamos procurar a fonte original do mesmo, para tentarmos passar a informação mais correcta. Por isso pode demorar um pouco até à publicação do artigo.

    - O link do site original do artigo está no fundo do mesmo.

    - As informações contidas nos artigos são fornecidas apenas para fins informativos e jamais pretendemos ser um substituto do profissional médico ou recomendações profissionais, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico, ou outro profissional de saúde qualificado. 

    ​- Agradecemos a compreensão pois também somos portadoras de Fibromialgia, temos a nossa vida pessoal, mas estamos dedicadas a esta causa e tentamos fazer sempre o melhor que conseguimos para deixar a página/blog actualizados.

    Follow this blog


    Feed RSS

    Arquivos

    Janeiro 2021
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Junho 2019
    Março 2019
    Setembro 2018
    Abril 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book