Associação Portuguesa de Fibromialgia
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book

Artigos informativos

Lúpus e Fibromialgia

20/8/2012

1 Comentário

 
A fadiga crónica, dor e rigidez muscular causadas pela Fibromialgia pode às vezes ser difícil de suportar. Isto torna muito importante procurar tratamento apropriado, para ajudá-lo a lidar com os sintomas da Fibromialgia. Infelizmente, tão pouco se sabe sobre a Fibromialgia e por isso muitos pacientes são muitas vezes mal diagnosticados. Todos os anos, milhares de pacientes com Fibromialgia são realmente diagnosticadas com Lúpus, uma doença crónica auto-imune. 
​É importante que reconhecem os sintomas diferentes de cada doença, para assegurar que são diagnosticados apropriadamente.
Lúpus e Fibromialgia:

Lúpus e Fibromialgia podem parecer semelhantes à superfície, mas na verdade elas são doenças muito diferentes. Ao contrário do Lúpus, a Fibromialgia não é uma doença auto-imune e não causa qualquer inflamação. Também não interfere com a função dos órgãos. No entanto, as pessoas com Fibromialgia muitas vezes são diagnosticadas com Lúpus.

A confusão entre o Lúpus e Fibromialgia pode ser devido ao facto de que muitos de seus sintomas são muito semelhantes. Como Fibromialgia, no Lúpus sintomas tendem a ir e vir, e pode assumir a forma de súbitas crises. Como na Fibromialgia, o Lúpus também está associado com fadiga extrema, dor muscular, e distúrbios circulatórios. De facto, mais de 30% dos doentes com Lúpus desenvolvem a Fibromialgia, depois de terem sido diagnosticados. No entanto, é muito raro para quem sofre de Fibromialgia desenvolver Lúpus.

É importante que tenha certeza dos diagnósticos e reconheça os sintomas de cada doença correctamente. Muitos que sofrem de Fibromialgia que foram diagnosticados com Lúpus têm recebido tratamento que lhes proporcionou pouco ou nenhum alívio de dor e que tem apenas complicado a sua doença. Da mesma forma, se tem Lúpus, pergunte ao seu médico para verificar se tem Fibromialgia, para que comece a tratar os sintomas de forma eficaz também.

O que é o Lúpus?

Lúpus é uma doença auto-imune que causa inflamação crónica em todo o corpo. Pode afectar qualquer ou todos os seus órgãos, resultando em dezenas de sintomas físicos que vão desde dores de cabeça a batimentos cardíacos irregulares. A maioria de nós somos protegidos por um sistema imunológico que ataca bactérias invasoras e infecções. Se tem Lúpus no entanto, o seu sistema imunitário não sabe dizer a diferença entre células estranhas e as suas células e tecidos naturais. Como resultado, a inflamação começa a construir-se em todo o corpo, causando muitos problemas físicos.

O Lúpus afecta actualmente entre 500.000 e um milhão de homens e mulheres nos Estados Unidos. A cada ano, mais de 16.000 pessoas são diagnosticadas com a doença. A maioria dos doentes com Lúpus são mulheres, com as mulheres representam cerca de 90% de todos os pacientes com Lúpus. No entanto, homens e crianças também podem desenvolver a doença.

Tipos de Lúpus - Existem três tipos diferentes de Lúpus.

Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) : LES, chamado simplesmente Lúpus, é a forma mais comum do Lúpus. Lúpus sistémico tende para atacar o sistema de órgãos em todo o corpo, resultando numa grande variedade de sintomas. Lúpus sistémico geralmente opera em  ciclo, durante o qual você vai ter períodos de exacerbação dos sintomas seguidos por períodos de remissão dos sintomas.
Imagem
Lúpus Eritematoso Discóide (LED) : LED,  Referido como o Lúpus Discóide, normalmente só afecta a pele e o rosto. Raramente causa complicações com órgãos internos. Lúpus Discóide é caracterizado por uma erupção vermelha, chamada de "erupção em borboleta", que aparece em todo o nariz e bochechas. Ela pode ser diagnosticada através da realização de uma simples biopsia da pele. 10% das pessoas com Lúpus Discóide desenvolve Lúpus Sistémico. 
Lúpus induzido por drogas : Raramente, o Lúpus é causado pelo uso de determinados medicamentos prescritos. A hidralazina drogas e procainamida, usada para tratar a pressão arterial e batimentos cardíacos irregulares, foram indicados como umas da origens do "Lúpus induzido por drogas". Esta forma de Lúpus é mais comum nos  homens.

O que causa o Lúpus? Até o momento, não há causa conhecida para o Lúpus. Acredita-se que é o resultado de uma mistura de factores genéticos e ambientais. Até 10% dos doentes  têm familiares próximos que também sofrem da doença. A exposição a toxinas, luz ultravioleta e bactérias também parecem estar ligados ao Lúpus. Hormonas podem desempenhar um papel importante em contribuir para o lúpus, especialmente porque muitas mulheres em idade fértil desenvolvem a doença.

Os sintomas do Lúpus: Os sintomas do Lúpus são muito diversos e podem variar dependendo do tipo de Lúpus que tem. Na verdade, é raro encontrar duas pessoas afectadas por lúpus com dois sintomas exactamente iguais. Os sintomas do Lúpus podem variar de leve a grave, e incluem:
  • dor nas articulações
  • dores musculares
  • fadiga
  • erupção
  • sensibilidade à luz solar
  • O fenômeno de Raynaud

O tratamento do lúpus: Não tem cura disponível para o Lúpus, no entanto, há uma série de tratamentos que podem ajudar a controlar a doença. Embora houvesse pouca esperança de sobrevivência a longo prazo para pacientes com Lúpus, recentemente tem havido grandes avanços em técnicas de tratamento. A maioria dos pacientes com Lúpus agora vivem vidas longas e felizes.

Medicação: Dependendo seus sintomas, pode ser prescrito certos medicamentos pelo seu provedor de cuidados de saúde. AINEs são eficazes na redução da inflamação e dor nas articulações, como paracetamol. Drogas anti-malária são muitas vezes prescritas para irritações da pele e problemas nas articulações. Novas drogas imuno-moduladoras provaram ser eficazes na inibição do sistema imunológico, reduzindo assim a inflamação.

Exercício: O exercício é uma parte importante do plano de tratamento do Lúpus. Pelo facto do Lúpus poder afectar as articulações e músculos, muitos pacientes não conseguem fazer exercício. Como resultado, as dores só pioram. Exercício na forma de aeróbica, treino de força e alongamento pode fazer maravilhas para esses sintomas.

Acupunctura: Como na Fibromialgia, muitos pacientes de Lúpus relatam que a acupunctura proporciona-lhes alívio dos sintomas grandes. Uma medicina alternativa para o Lúpus, a acupunctura ajuda a aliviar a dor e a rigidez, estimulando certos canais nervosos.

Traduzido por: Joana Vicente
http://www.fibromyalgia-symptoms.org/fibromyalgia_lupus.html
1 Comentário
Aurea Telma Marca
9/12/2015 01:04:14 am

Estou com suspeita de lúpus, mas meus exames laboratórias vivem dando alterados em diferentes aspectos a cada mês! Em um mês deu no FAN pontilhado grosso e no mês seguinte, deu pontilhado fino tenso 380.

ATENÇÃO: Este comentário foi publicado no artigo original do nosso antigo blog dos artigos. Como o blog já não existe fizemos questão de copiar todos os comentários dos respectivos artigos, para não se perderem. 

Responder



Enviar uma resposta.

    Newsletter
    Subscreva a nossa newsletter trimestral para receber no seu e-mail todas as novidades.
    Imagem
    5º Lugar no Top de Blogs de Medicina! E-konimista.pt - Setembro de 2016

    Categorias

    Todos
    Aceitar
    Alimentação
    Alodinia
    Analise De Sangue
    Anemia
    Ansiedade
    Artrite
    Ataques De Panico
    Audição
    Auto Imune
    Botox
    Bruxismo
    Cartas
    Consumo De Alcool
    Cuidadores
    Depressao
    Dia A Dia
    Diagnostico
    Dicas
    Disturbios Na Fala
    Dores No Peito
    Dor Lombar
    Dor Mamaria
    Dormencia
    Dor Pélvica
    Efeitos Secundarios
    Encefalite
    Entrevistas
    Envelhecimento
    Equilibrio
    Espasmos
    Estudos
    EULAR
    Eventos
    Exercício Físico
    Factos
    Fadiga Cronica
    Familia
    Febre
    Fibro Fog
    Genetica
    Gluten
    Gravidez
    Hipersensibilidade
    Hipoglicemia
    História Da Fibromialgia
    Homens
    Humor Alterado
    Inchaço
    Inchaço
    Inflamação
    Intestino Irritável
    Intolerancia Alimentar
    Jovens E Crianças
    Lupus
    Mandibula
    Medicaçao
    Memoria
    Menopausa
    Menstruaçao
    Mitos
    Natal
    Neuropatia
    Pais E Filhos
    Patologias Semelhantes
    Pele
    Pés
    Peso
    Pontos Dolorosos
    Psicologico?
    Q&A
    Refluxo Gastrico
    Rigidez Matinal
    Riscos
    Serotonina
    Sexualidade
    Sintomas
    Sistema Imunitário
    Sistema Nervoso Central
    Sistema Reprodutor Feminino
    Sjögren
    Sono
    Stress
    Substancia P
    Suicidio
    Tabagismo
    Temperatura
    Teoria Da Colher
    Terapia Assistida Por Animais
    Terapia Psicológica
    Terapias Alternativas
    Tipos De Dor
    Tiróide
    Transpiraçao
    Tratamentos
    Viagens
    Visão
    Vitamina B1
    Vitamina B12
    Vitamina B6
    Vitamina D

    Informação:

    - Os artigos que colocamos no site são traduções feitas por nós de sites estrangeiros.

    - Se nos enviam algum artigo que gostariam de ver aqui publicado, nós primeiro vamos procurar a fonte original do mesmo, para tentarmos passar a informação mais correcta. Por isso pode demorar um pouco até à publicação do artigo.

    - O link do site original do artigo está no fundo do mesmo.

    - As informações contidas nos artigos são fornecidas apenas para fins informativos e jamais pretendemos ser um substituto do profissional médico ou recomendações profissionais, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico, ou outro profissional de saúde qualificado. 

    ​- Agradecemos a compreensão pois também somos portadoras de Fibromialgia, temos a nossa vida pessoal, mas estamos dedicadas a esta causa e tentamos fazer sempre o melhor que conseguimos para deixar a página/blog actualizados.

    Follow this blog


    Feed RSS

    Arquivos

    Janeiro 2021
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Junho 2019
    Março 2019
    Setembro 2018
    Abril 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book