Associação Portuguesa de Fibromialgia
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book

Artigos informativos

Outras doenças dolorosas comuns em pessoas com Fibromialgia

2/4/2014

4 Comentários

 
Imagem
É comum pessoas com Fibromialgia  (FM) terem mais do que uma patologia dolorosa. Na verdade, algumas pessoas têm várias.

Doenças autoimunes, que normalmente envolvem dor, parece ser um fator de risco para a FM. Alguns investigadores acreditam que doenças dolorosas pode contribuir para uma coisa chamada sensibilização central , o que significa que o cérebro e da medula tornam-se mais sensíveis a certos estímulos, tais como a dor. Sensibilização central é teorizada para ser um componente-chave da FM. Quando uma outra patologia de dor leva à FM, a FM é considerada secundária.

Algumas doenças podem partilhar dor fisiologia subjacente com a FM, que faz com que ambos se manifestem em muitas pessoas.

Sobreposição de doenças autoimunes
Autoimunidade faz com que seu sistema imunitário ataque tecidos saudáveis como se fossem agentes infeciosos. O dano causa inflamação dolorosa (entre outros sintomas).
Doenças autoimunes que frequentemente se sobrepõem com a FM incluem:

- Lúpus: Esta doença pode tomar muitas formas e pode atingir qualquer parte do corpo, mas alvos comuns incluem a pele, articulações, coração, pulmões, o sangue, o cérebro e os rins. 

- Tiroidite autoimune de Hashimoto: Com Hashimoto, o sistema imunitário ataca a glândula tiróidea e causa baixos níveis da hormona da tiróide.

- Artrite Reumatoide (AR): AR mais frequentemente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés, mas também pode envolver outras articulações e até mesmo órgãos. É geralmente progressiva e pode ser grave. 

É um equívoco comum que a FM seja considerada uma doença autoimune. 

Outras sobreposições de condições de dor
Algumas das condições de dor que são comuns em pessoas com fibromialgia incluem:

- Costocondrite: Esta patologia envolve inflamação dolorosa onde o esterno se conecta às costelas. 

- Síndrome do Intestino Irritável (SII): SII envolve dor intestinal e outros sintomas digestivos, incluindo obstipação e / ou diarreia, náusea e inchaço. 

- A cistite intersticial (CI): CI provoca dor abdominal ou pélvica resultante de uma bexiga cheia. Também pode envolver frequência da urgência para urinar e desconforto, bem como dor relacionada com a relação sexual. 

- Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM): SDM envolve pequenos nós rígidos nos tecidos conectivos que são chamados de pontos-gatilho. Os pontos-gatilho são dolorosos, principalmente quando pressionados ou esfregados, mas eles também podem causar dor noutras áreas, que é chamado de dor referida.

- Síndrome de Raynaud: Nesta síndrome, os vasos sanguíneos contraem-se, levando fluxo de sangue inadequado. Isso faz com que as extremidades fiquem frias, bem como de dolorosas. O frio pode ser tão grave que provoca danos nos tecidos. 

- Disfunção da articulação temporomandibular (ATM): ATM causa dor na mandíbula, estalos e limitação dos movimentos. Em casos graves, a mandíbula pode travar. ATM também pode causar dores de cabeça.

Viver com múltiplas doenças dolorosas
Quando você tem mais do que uma patologia dolorosa, é importante para cada uma ser diagnosticada e tratada corretamente. Muitas delas requerem diferentes tipos de tratamento e gestão.

Quando diminuir carga de dor de fontes que não são a FM, pode ajudar a acalmar os seus sintomas da FM. Se suspeitar que tem outras doenças dolorosas não diagnosticados, não se esqueça de falar com seu médico sobre isso.

Traduzido por Joana Vicente
http://chronicfatigue.about.com/od/whyfmscfsarelinked/a/Other-Pain-Conditions-In-Fibromyalgia.htm
4 Comentários
Cristina brito
19/8/2016 05:33:04 am

Faltou a famingerada Endometriose ,boa parte das portadoras de endometriose também tem fibromialgia .Eu tenho as duas ,a endometriose desde meus doze anos e a fibro desconfio desde os 7 anos (com sintomas leves que faziam os médicos suspeitarem de mim ou nem dar importâcia as minhas queixas de formigamento nos quadris toda noite e a fadiga)

Responder
paula isabel
19/8/2017 09:11:08 pm

tenho fibromialgia endometriose.fibromioms uerinos

Responder
DORIS
19/4/2018 11:35:37 am

NO MOMENTO ESTOU COM "COSTOCONDRITE" PELO QUE. LI . FUI PARAR NO MEDICO PQ. NAO ESTAVA SUPORTANDO A DOR. A DOR E TERRIVEL,IMOBILIZEI EM BRACO; A DOR E TANTA DE DOI ATE PARA RESPIRAR,PISAR CHAO, ANDAR.... TENHO A SENSACAO QUE TENHO FACAS QUE ENTRAM NOS OMBROS E ATRAVESSAM MINHA COSTELAS. E QNDO ME MEXMO ELAS SOBEM E DESCEM. COMECEI A TER ISTO EM NOVEMBRO E ESTOU SOFRENDO MUITO.
LENDO ESTE ARTIGO DESCOBRI QUE TB. TENHO: SINDROME DO INTESTINO IRRITAVEL,SINDROME DOLOROSA MIOFACIAL, DISFUNCAO DA ARTICULACAO TEMPOROMANDIBULAR, ARTRITE REMATOIDE E TIROIDE DE HASHIMOTO DESDE 1998. QNDO DIGO TD. ISTO AOS MEDICOS ELES ME OLHAM COMO SE TER TD. ISTO E IMPOSSIVEL MAS EU SEI O QNTO E TERRIVEL VIVER COM ISTO E OUTRAS COISITAS MAIS QUE NO DECORRER DOS ANOS ME TEM PIORADO MUITO. SINTO MUITA TONTURAS. QNDO SAIO NA RUA E AS PESSOAS PASSAM POR MIM E OS CARROS, SINTO-ME SUGADAS POR ELES E PARECE QUE VOU CAIR. ISTO ME DA UMA CANSEIRA ENORME. FICO ESGOTADA,EXAUSTA. O MEDICO SEMPRE DIZ: (-VC. JA ESTA MEDICADA, NAO POSSO FAZER MAIS NADA. VAI PARA CASA E DEITA). MAIS E DIFICIL COM TANTO SOFRIMENTO. MORO EM UK. E NAO FALO BEM INGLES,NAO SEI SE ISTO PIORA TD. SEMPRE TENHO TRADUTOR PQ. ACHO MUITO IMPORTANTE O MEDICO ENTENDER BEM O QUE SE PASSA COMIGO. DESCOBRI ESTA DOENCA A UNS 12 ANOS E DE LA PARA CA SO PIORO. O QUE ME AJUDA SAO VCS. PQ. TODAS AS MANHAS ANTES DE QUALQUER COISA. LEIO O QUE VCS. ME ENVIAM SOBRE A FIBROMIALGIA. E ISTO ME AJUDA A ENTENDER MELHOR O QUE PASSO E VER QUE ESTA DOENCA NAO SE RESUME SO A DOR. ELA E BEM COMPLEXA E LIMITA MUITO A NOSSA VIDA. ESTOU FAZENDO ESTE DESABAFO PQ. TEMOS Q. DAR VOZ A NOSSA CONDICAO PARA QUE UNIDAS POSSAMOS SER MAIS OUVIDAS E RESPEITADAS. E QUE OS MEDICOS PASSEM A ESTUDAR, DAR OUVIDO A NOSSA CONDICAO E SABER QUE NAO ESTAMOS INVENTANDO NADA, QUE REALMENTE SENTIMOS E SOFREMOS MUITO.. APJF- OBRIGADA PELO CARINHO,RESPEITO,DEDICACAO, QUE VCS. TEM COM CADA UM DE NOS QUE SOFRE DE FIBRO. UM ABRACO E TENHAM UM BOM DIA. OBRIGADA POR ME OUVIREM. doris.

Responder
Sabrina
30/6/2018 01:15:32 pm

Oi Doris sinto muito por você, também sinto muitos dos seus sintomas. É horrível viver dessa forma as vezes passo dias sem conseguir levantar, as tonturas são horríveis e dor em cada pedacinho do corpo e rosto cabeça.

Responder



Enviar uma resposta.

    Newsletter
    Subscreva a nossa newsletter trimestral para receber no seu e-mail todas as novidades.
    Imagem
    5º Lugar no Top de Blogs de Medicina! E-konimista.pt - Setembro de 2016

    Categorias

    Todos
    Aceitar
    Alimentação
    Alodinia
    Analise De Sangue
    Anemia
    Ansiedade
    Artrite
    Ataques De Panico
    Audição
    Auto Imune
    Botox
    Bruxismo
    Cartas
    Consumo De Alcool
    Cuidadores
    Depressao
    Dia A Dia
    Diagnostico
    Dicas
    Disturbios Na Fala
    Dores No Peito
    Dor Lombar
    Dor Mamaria
    Dormencia
    Dor Pélvica
    Efeitos Secundarios
    Encefalite
    Entrevistas
    Envelhecimento
    Equilibrio
    Espasmos
    Estudos
    EULAR
    Eventos
    Exercício Físico
    Factos
    Fadiga Cronica
    Familia
    Febre
    Fibro Fog
    Genetica
    Gluten
    Gravidez
    Hipersensibilidade
    Hipoglicemia
    História Da Fibromialgia
    Homens
    Humor Alterado
    Inchaço
    Inchaço
    Inflamação
    Intestino Irritável
    Intolerancia Alimentar
    Jovens E Crianças
    Lupus
    Mandibula
    Medicaçao
    Memoria
    Menopausa
    Menstruaçao
    Mitos
    Natal
    Neuropatia
    Pais E Filhos
    Patologias Semelhantes
    Pele
    Pés
    Peso
    Pontos Dolorosos
    Psicologico?
    Q&A
    Refluxo Gastrico
    Rigidez Matinal
    Riscos
    Serotonina
    Sexualidade
    Sintomas
    Sistema Imunitário
    Sistema Nervoso Central
    Sistema Reprodutor Feminino
    Sjögren
    Sono
    Stress
    Substancia P
    Suicidio
    Tabagismo
    Temperatura
    Teoria Da Colher
    Terapia Assistida Por Animais
    Terapia Psicológica
    Terapias Alternativas
    Tipos De Dor
    Tiróide
    Transpiraçao
    Tratamentos
    Viagens
    Visão
    Vitamina B1
    Vitamina B12
    Vitamina B6
    Vitamina D

    Informação:

    - Os artigos que colocamos no site são traduções feitas por nós de sites estrangeiros.

    - Se nos enviam algum artigo que gostariam de ver aqui publicado, nós primeiro vamos procurar a fonte original do mesmo, para tentarmos passar a informação mais correcta. Por isso pode demorar um pouco até à publicação do artigo.

    - O link do site original do artigo está no fundo do mesmo.

    - As informações contidas nos artigos são fornecidas apenas para fins informativos e jamais pretendemos ser um substituto do profissional médico ou recomendações profissionais, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico, ou outro profissional de saúde qualificado. 

    ​- Agradecemos a compreensão pois também somos portadoras de Fibromialgia, temos a nossa vida pessoal, mas estamos dedicadas a esta causa e tentamos fazer sempre o melhor que conseguimos para deixar a página/blog actualizados.

    Follow this blog


    Feed RSS

    Arquivos

    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Junho 2019
    Março 2019
    Setembro 2018
    Abril 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • APJOF
    • Sobre nós
    • Documentos Institucionais
    • Projetos
    • Parceiros Oficiais
    • Voluntariado
    • Donativos
    • Comunicação social
    • Tomadas de posição
    • Dia Mundial da Fibromialgia
  • Sócios
    • Porquê ser sócio?
    • Inscrição
    • Protocolos
    • Renovar quota
  • Newsletter
  • Contacto
  • Testemunhos
  • E-Book